Explicando Mitologia Nórdica

OLÁ PESSOAS!!! Nesse post vou explicar um pouco sobre mitologia nórdica. Desde já deixo claroo que não sou professora, formada, com doutorado, nem nada. Tudo que eu sei, é baseado em Magnus Chase  E Os Deuses De Asgard. Fiz uma resenha sobre esse livro (clique aqui para ver) e achei que seria uma boa ideia fazer um texto explicando um pouquinho de mitologia nórdica, já que você irá ver tuuudouu isso no livro. Seria meio que uma forma de se familiarizar, já que no começo você pode ficar assustado  vai amar!

1- Mundos

Para começar, a mitologia nórdica é constituída de 9 mundos. Oi? Sim, 9 mundos. Existe uma árvore, chamada Yggdrasil (Árvore do Mundo), uma árvore imensa, com vários galhos retorcidos e folhas largas e pesadas. Em cada parte dessa árvore, há uma entrada para um dos nove mundos. Ou seja, se você pular na folha amarela, ali pode ser uma passagem para algum dos 9 mundos. Sendo que a passagem muda todos os dias.

MagnusChase_Poster_2P_OTP_Page_1.jpg

Os nove mundos são :
Asgard – reino dos aesires
Vanaheim – reino dos vanires
Álfaheim – reino dos elfos
Midgard – reino dos humanos
Jötunheim – reino dos gigantes
Nídavellir – reino dos anões
Niflheim – mundo primordial do gelo, da névoa e da neblina
Muspellheim – reino dos gigantes do fogo e dos demônios
Helheim – reino de Hel e dos mortos desonrados

CALMAAAA! Você vai entender todos esses nomes.

Vamos começar por aesires e vanires. Aesires: são os deuses da guerra; semelhante aos humanos. Vanires: são deuses da natureza; semelhante aos elfos. Ou seja, Asgard é habitada por todos os aesires (deuses da guerra) e Vanaheim por vanires, que são deuses da natureza.

Acredito que Álfaheim, Midgard, Jötunheum e Nídavellir não preciso comentar. A diferença entre Jötunheim e Muspellheim é que o primeiro é habitado por todos os gigantes, já o segundo, por gigantes de fogo.

Niflheim é o primeiro mundo que surgiu. É basicamente um abismo enorme e aparentemente sem fim, só com gelo, névoa e neblina.

Preciso abrir um enorme parênteses agora para falar de Valhala e Fólkvangr. Valhala é para onde todos os guerreiros a serviço de Odin vão depois que morrem, eles esperam o Ragnarök. Ra o quê? Ragnarök é o juízo final, apocalipse, para a mitologia nórdica. Ou seja, Valhala é o lugar onde humanos, anões, semideuses, trolls, toda pessoa que morreu de forma heroica vai após a morte. Eles treinam todos os dias e se matam todos os dias, já que enquanto eles estiverem em Valhala eles podem ressuscitar. Qualquer um que Odin quiser para seu exército, vai para Valhala.

Fólkvangr é a pós-vida dos vanires (deuses da natureza, semelhante aos elfos) para os heróis mortos em batalha, governada pela deusa Freya (depois falamos sobre os deuses). Ou seja, temos Valhala e Fólkvangr, heróis mortos em batalhas vão para um dos dois. A diferença é que em Valhala, todos formam um exército de Odin – que irá lutar no Ragnarök – já em Fólkvangr as coisas são mais leves, mais paz e amor. Como eles decidem quem fica com quem eu não sei.

E também temos Helheim, que é o reino dos mortos desonrados. Ou seja, se você morreu de velhice, ou de forma doença, ou de tiro, ou de qualquer coisa nada heroica, você irá para Helheim. Não importa se você era uma pessoa boa ou má. Esse reino é governada por Hel, a deusa da morte desonrosa; nascida do caso de Loki com uma giganta.

Se vocês repararem, Valhala e Fólkvangr não são mundos, já Helheim é. Por quê? Não sei.

E também não posso de falar do animais que vivem na Árvore do Mundo (Yggdrasill), são eles:

  • Ratatosk: esquilo imortal que percorre a Árvore do Mundo carregando insultos entre a águia, que mora na copa, e Nidhogg, o dragão que mora nas raízes.
  • Nidhogg: dragão que vive na base da Árvore do Mundo e rói suas raízes
  • Águia: não sei o nome da bendita, só sei que quando bate as asas, cria tempestades que arrancam os galhos e provocam destruição pelos nove mundos.

 2- deuses

  • Odin: é o rei da cocada presta, o manda-chuva, o patrão, o chefão. Ele governa Asgard e manda no negócio todo.
  • Thor: aaaah, quem não conhece?? Ele é o deus do trovão, filho de Odin. As tempestades são o efeito de quando a carruagem poderosa de Thor atravessa o céu, os relâmpagos são provocados quando ele usa seu grande martelo, Mjolnir. O deus da mitologia nórdica é bem diferente do Thor da Marvel, só para registrar.
  • Loki: deus da lábia, da magia e dos artifícios; filho de dois gigantes; adepto da magia e da metamorfose. Ele é alternadamente maldoso e heroico para os deuses de Asgard e para a humanidade, ou seja, um duas caras. Por causa do papel na morte de Balder, Loki foi acorrentado por Odin a três pedras gigantescas com uma serpente venenosa enrolada acima da cabela. O veneno da cobra de tempos em tempos queima o rosto do deus, e quando ele se debate seus movimentos causam terremotos. E sim, o Loki do livro é encantador!
  • Balder: deus da luz, segundo filho de Odin e Frigga, irmão gêmeo de Hod. Frigga fez todas as coisas jurarem nunca machucar o filho dela, mas se esqueceu do visgo. Loki fez Hod matar Balder com um dardo feito de visgo.
  • Frigga; deusa do casamento e da maternidade; esposa de Odin e rainha de Asgard; mãe de Balder e Hod.
  • Freya: deusa do amor; irmã gêmea de Frey; governante de Fólkvangr.
  • Frey:deus da primavera e do verão; do sol. da chuva e da colheita; da abundância e da fetilidade, do crescimento e da vitalidade. Frey é irmão gêmeo de Freya e, como a irmã, tem grande beleza. Ele é o lorde de Álfaheim.

Basicamente, esses são os deuses que precisam saber. No livro, lá no final, tem um glossário explicando outros deuses, mas esses aí que importam mesmo.

Espero que tenha ajudado!! E não deixem de ler Magnus Chase!