Resenha Crítica: Os Cretinos Não Mandam Flores

141414COMPRAR

Classificação: 3 estrelas 🌟 🌟 🌟

Livro: Os Cretinos Não Mandam Flores

Autora: La Moderna

Editora: L&PM

Ano: 2015

Páginas: 160

Sinopse:  ”Mix de manual de sobrevivência para relacionamentos e graphic novel, este livro é capaz de fazer qualquer mulher rir (nem que seja de nervosas). Aqui estão os tipos mais encontrados de cretinos, entre eles o Peter Pan que nunca cresce, o Fugitivo que desaparece do nada e o Bumerangue, que volta quando você está começando a esquecê-lo. Com design moderno, todo colorido e com narrativa no estilo de um blog, Os cretinos não mandam flores é um livro inovador que conversa diretamente com as leitoras, unindo textos inteligentes a imagens divertidas.

La Moderna, autora do livro, é o alter ego de Raquel Córcoles, nascida em Reus, na Espanha, em 1986. Criadora e criatura se fundem na história da menina do interior que vai para a capital e se depara com uma legião de cretinos que não querem relacionamentos sérios. Sucesso absoluto na internet, a autora tem uma forte presença nas redes sociais.”

Lembro que vi esse livro no Instagram, gostei da capa, pesquisei, achei legal a sinopse e desde então quis ler. Foi muitooo difícil conseguir. Não achava em nenhuma livraria física,  só na internet (na época só submarino). O único problema era que era vendido em parceria com outra livraria, ou seja, o livro iria chegar pelo correio e não pelo submarino. E tenho um sério problema com o correio. Praticamente morri de medo de não entregarem o livro. Mas tive vitória na guerra!!

Os Cretinos Não Mandam Flores fala sobre La Moderna. Uma menina do interior que se muda para a cidade grande. Relata toda a adaptação dela e seus relacionamentos amorosos. Ela é aquele tipo de pessoa que se o cara diz oi para ela e ela já acha que vai casar com ele. Ela vai sofrendo um namoro ruim atrás do outro, e acredite, isso rende boas histórias. Suas experiências “namoradescas” acabam gerando uma lista de cretinos que serve para identificá-los.

Achei o livro mais ou menos. É bom, mas diferente do que estou acostumada. É um graphic novel. Graphic novel: romance gráfico ou novela gráfica, é uma espécie de livro, normalmente contando uma longa história através de arte sequencial (banda desenhada ou quadrinhos), e é frequentemente usado para definir as distinções subjetivas entre um livro e outros tipos de histórias em quadrinhos. Eu nunca tinha lido um graphic novel. Realmente, as ilustrações são boas e a história tem um desenrolar bom, mas não tem tempo de se aprofundar muito nos conflitos dos personagens, sabe? É basicamente uma passada rápida na história.

Só acho que foi péssimo esperar tão ansiosamente o livro e terminá-lo em 2 dias.

“E como eu esperava, aquela noite foi o começo de uma longa história. (uma longa história de fracassos)” Pág 18

“As vezes me divirto mais contando do que vivendo.” Pág 29

“Não espere nada de bom de um cara que faz você esperar…” Pág 31

“Por que precisamos de uma fada madrinha que nos transforme até a meia noite quando temos maquiagem 24 horas?” Pág 37

“Por isso, cada vez que me chamava eu ia sem hesitar. Mesmo que a ilusão sempre acabasse em decepção”  Pág 45

“Por que eu tinha de seguir aceitando essas condições que me beneficiavam tão pouco?  Se eu acreditava que podia encontrar coisa melhor em cada esquina, por qje me conformar? Por acaso nem eu mesma acreditava que tivesse alguém que me valorizasse mais?” Pág 47

“As vezes, estamos tão nervosas e impacientes para conseguirmos alguma coisa, seja o que for, que não nos valorizamos.” Pág 47

“Não importava, não pararia de procurar até ree um encontro que merecesse o emoticon mais fofo…” Pág 62

“Nós, da geração Disney, crescemos acreditando que encontraríamos um príncipe, mas amadurecemos à custa de Peter Pans.” Pág 76

“Sonhar é grátis, mas caso se torne realidade, se acaba pagando…” Pág 93

“Os cretinos nunca deixam você. Esperam que você os deixe.” Pág 108

“Além disso, você pode morrer amanhã… Nada é eterno… É preciso viver a vida ao máximo enquanto durar.” Pág 113

“Acontece o mesmo com as relações. Você e eu, por exemplo: acabamos de nos conhever. Se a gente se gostar, ficamos juntos e que dure o quanto durar… Que importa se tem futuro?  O importante é que agora estamos bem…” Pág 114

Deixe um comentário